Arthur Domingos de Oliveira
há 1 anoVocê já se perguntou se as estruturas de madeira são mais vulneráveis a um incêndio do que as estruturas convencionais de aço e concreto?
Vamos com calma entender essa história! Primeiro: por que as estruturas devem ser analisadas em situação de incêndio?
Todos os materiais apresentam decaimento das suas propriedades mecânicas e resistivas com o aumento da temperatura! A diferença é que para alguns materiais, como o aço, esse decaimento é mais rápido e acontece em temperaturas menores. O concreto, por outro lado, é bastante isolante e demora mais para entrar em colapso. Mas e a madeira?
Apesar de ser um material combustível, a madeira é também isolante. Isso significa que sua queima é lenta, pois o aumento de tempratura da peça é demorado. Além disso, o carvão gerado pela madeira queimada também é isolante, o que cria uma espécie de "capa" protetora da peça estrutural que está sendo queimada.
É claro que esse carvão vai apresentar uma resistência mecânica muito inferior à madeira estrutural, mas ajuda a preservar o interior da madeira, que continua suportando o peso da edificação. No entanto, essa proteção deve ser calculada, de modo a garantir que a estrutura resista tempo suficiente para a segura evacuação do edifício.
E você, sabia dessa?
Ver mais...