Tobias Toassi
há 3 anosTipo de laje ideal para obras de pequeno/médio porte, esse tipo de laje é de fácil execução e com fábricas facilmente encontradas. O preenchimento dessas lajes pode ser feito com lajotas cerâmicas (esquerda) ou de Isopor (EPS) (direita).
Lajes com lajotas em Isopor (EPS) são mais leves, proporcionando menos peso próprio em toda a estrutura; enquanto as lajes com lajotas cerâmicas são recomendadas para quando a obra possuir a laje rebocada, devido a dificuldade em fazer o reboco aderir à superfície da lajota. Lajes pré-moldadas também viabilizam pequenos balanços e marquises.
A laje com 12 cm de altura, sendo 8 cm de enchimento e 4 cm de concreto são bastante eficientes para vãos entre 3 a 4 metros, acima disso pode-se empregar o enchimento com 12 cm e capa de concreto de 4 cm totalizando uma altura de 16 cm para vãos até aproximadamente 5,5 metros. Acima disso, é conveniente adotar condições de contorno de engastamento nos apoios, inserir mais nervuras intermediárias (na direção transversal à vigota) ou mesmo adotar alturas de enchimento maiores, sendo que essa última fica condicionada a uma consulta ao fornecedor das lajes.
Por ser unidirecional, em consequência disso apoiada nas suas extremidades, a laje tem sua carga apoiada somente nas duas vigas em que se apoia (há uma discussão no meio técnico em que há uma parcela da carga que vai para as vigas paralelas às vigotas conforme a altura da capa de concreto, mas não vamos entrar nisso por ora). Então, tomando-se por exemplo uma laje retangular com quatro vigas de contorno, as vigas perpendiculares ao sentido da vigota da laje irão receber toda a carga da laje, ao passo de que as outras duas vigas não receberão o carregamento da laje.
Cargas por metro linear (e.g. paredes logo acima das lajes) podem ser aplicadas, desde que respeitados o ELU e o ELS, isto é, o dimensionamento e as deformações estarem dentro dos parâmetros normativos. Para isto, pode-se lançar mão de alguns artifícios, como lançar uma região maciça de concreto sob a parede, dependendo do vão da laje lançar as vigotas na direção perpendicular à parede ou mesmo lançar três vigotas agrupadas sob a parede.
Imagens:
https://www.manturi.com.br/laje-trelicada/
https://www.lajes.com.br/preco-laje-pre-fabricada/
Ver mais...
Baita texto Tobias, eu nunca tinha pensado no ponto positivo da lajota cerâmica pensando na facilidade em rebocar, se comparado com o EPS.
...