Logo bilds
Menu
Conteúdo para especialistas da construção civil

Conteúdo Bilds

Guia para contratação de projetistas

A contratação de mão de obra está entre os maiores desafios enfrentados pelas empresas e escritórios da construção civil. Faltam profissionais capacitados e ferramentas para encontrar os melhores profissionais do mercado.

Somado a isso, está a necessidade de olhar para todas as fases de um projeto e sem um projetista qualificado isso é impossível. Neste guia completo, você vai encontrar dicas para desenvolver um projeto de sucesso e aprender de uma vez por todas a contratar os melhores profissionais do mercado!

Contrate os melhores projetistas para o seu escritório

Historicamente, a construção civil é o setor que mais movimentou a economia brasileira nos últimos anos. É possível acompanhar a geração de empregos e, com isso, a busca no mercado por profissionais qualificados.

Entretanto, a contratação na construção civil é um desafio. É preciso entender bem qual é o perfil profissional necessário para cada projeto, afinal você poderá contar com engenheiros e arquitetos e cada um deles possui responsabilidades específicas. Assim, a sua busca será mais estratégica, garantindo um resultado positivo.

Além disso, é importante destacar que em cada projeto, será possível encontrar vários sistemas ou disciplinas e, para cada uma delas, será necessário um ou mais projetistas.

Entenda a seguir quais são os tipos de profissionais.

Tipos de projetistas que podem compor seu projeto.

Para cada tipo de projeto, você poderá contar com profissionais especialistas nas disciplinas específicas. Entre as de destaque, estão:

O que considerar na hora de escolher um projetista?

Contratar um projetista não deveria ser uma tarefa difícil, afinal, existem diversos profissionais disponíveis no mercado. É possível encontrar facilmente perfis disponíveis para atuar como freelancer ou em contrato com uma empresa.

O principal obstáculo nesse processo está na escolha. Isso porque é preciso ter um bom entendimento sobre a atuação desse profissional e a sua atuação, ou seja, o que esperar e exigir de um projetista. Alguns pontos são fundamentais para formar o perfil ideal que as empresas precisam, veja quais são:

Facilidade de Comunicação

Na engenharia civil, os perfis de profissionais são muito diversos e a comunicação nem sempre é uma habilidade presente em todos. Um bom projetista deve saber se comunicar bem com todas as pessoas envolvidas no projeto, desde quem vai executar o que foi desenhado até o cliente que não tem nenhum conhecimento técnico sobre o assunto.

Apresentar boas ideias

A maturidade e a experiência garantem que o profissional tenha bagagem suficiente para propor novas possibilidades e alternativas para resolução de problemas. Porém, é preciso que esse profissional esteja aberto a isso. Conhecer o portfólio de trabalho do projetista é uma forma de avaliar isso.

Buscar a Inovação

O projetista deve ser um profissional atualizado, que acompanha o que está acontecendo no mercado e se informa sobre as novidades e tecnologias do setor. Assim, será capaz de propor soluções mais inovadoras, sustentáveis e econômicas para o negócio.

Ser Flexível

Embora a construção civil não seja uma atividade tão flexível, pois não é possível mudar o que já está construído. Diante de alterações no cenário, seja econômico ou ambiental, pode se fazer necessário aplicar mudanças ao projeto. Por isso, o projetista deve ser um profissional aberto a mudanças e a propor e aceitar alternativas.

Especialização contínua

O mercado e o consumidor mudam diariamente e o projetista precisa acompanhar essas mudanças. Buscar capacitação contínua e manter o perfil atualizado é fundamental, pois agrega ao projeto e aos profissionais que atuam em conjunto. Esse comportamento mostra que o projetista está preocupado em evoluir profissionalmente e oferecer o seu melhor.

Conhecimento de softwares

Boa parte da rotina de um projetista está atrelada ao uso de softwares. O projetista deve estar atualizado sobre essas novas soluções, conhecer o funcionamento prático, tanto para trabalhar com mais qualidade, quanto para apresentar recursos mais inteligentes para seus colegas. Isso enriquece o projeto e o time.

Portfólio

Para ter uma referência sobre os projetos em que o projetista atuou, é preciso ter um portfólio ou apresentação. Além de boas imagens, esse material deve apresentar um descritivo sobre a atuação do projetista, tempo de projeto, quais desafios foram enfrentados e como ele atuou nas soluções. Esse material deve fazer parte da avaliação, sendo complementar a outros critérios.

Capacidade de liderança

Um projetista com perfil de líder guia o time, resolve problemas e atua de forma mais proativa. Esse tipo de perfil não se limita apenas em sua atuação, sendo capaz de olhar o projeto como um todo e identificar o que pode impactar o seu desenvolvimento. Assim, pode antever possíveis problemas e buscar alternativas para mitigar falhas.

Além desses pontos, um bom projetista sabe se relacionar bem e fazer network por onde passa, por isso tem uma rede de contatos ampla, que pode ajudar o projeto e a empresa de diversas formas. Mesmo que a organização já tenha uma lista de fornecedores, por exemplo, o projetista pode apresentar novas opções com um melhor custo-benefício para o negócio.

Quais são os tipos de contratos de um projetista?

Existem alguns modelos de contrato que podem ser utilizados em projetos envolvendo projetistas. A melhor opção vai depender da negociação, desde que seja interessante para os dois lados e atenda às regras da legislação. Conheça os modelos a seguir e avalie a mais vantajosa para o seu projeto.

Empreitada

É um modelo de contrato sem vínculo de subordinação e sem vínculo empregatício. O dono da obra contrata o profissional para uma obra específica e o projetista pode definir se vai acompanhar o projeto pessoalmente ou vai indicar outro profissional - isso é comum quando o projetista também tem uma empresa. O valor é pago por projeto, os prazos são definidos em contrato.

Terceirização

Na terceirização, a empresa aciona outra empresa que será responsável pela contratação do profissional ou que, provavelmente, já tem um time de projetistas e direciona um deles para atuar naquele projeto específico. O prazo e os valores são definidos em contrato. O projetista não precisa cumprir horário e sua atuação está atrelada às suas entregas.

Administração ou preço de custo

Nesse modelo de contrato, o projetista é contratado por uma taxa de administração. O valor pode ser definido por percentual sobre os custos dos materiais e mão de obra ou por uma remuneração fixa mensal.

Preço máximo garantido

No contrato de PMG, o projetista é contratado com orçamento e prazo previamente definidos. Ou seja, o profissional apresenta um orçamento em que já prevê todos os custos que terá no projeto, incluindo materiais, mão de obra e remuneração. Assim, a empresa sabe exatamente qual é o custo máximo que terá.

Prestador de serviços

A prestação de serviços é o contrato direto entre contratante e projetista. O profissional precisa ter um CNPJ, elaborar um contrato com todas as definições da jornada de trabalho, bem como valores, etc. Porém, não pode construir uma relação de subordinação. Dentro da prestação de serviços, existem dois modelos:

Freelancer

É contratado para atuações mais pontuais, pode ser a entrega de um único projeto ou o profissional pode atuar de forma pontual em mais projetos. O projetista freelancer, em geral, desenvolve o projeto e entrega, mas não acompanha o desenvolvimento.

Pessoa jurídica (PJ)

Nesse modelo, o projetista pode trabalhar de forma pontual ou com contrato com prazo determinado. O valor do projeto e o período de trabalho são definidos previamente e em caso de alterações é preciso firmar um novo contrato ou ajustar o primeiro.

Fique de olho! 3 itens indispensáveis em um projeto.

Em geral, os processos para a elaboração de um projeto seguem alguns padrões específicos da área. As diferenças se devem, justamente, por causa das especificidades de cada setor. No entanto, entre as etapas comuns, existem três itens que são indispensáveis e devem ser definidos desde o início.

A definição prévia vai evitar desentendimentos ao longo do desenvolvimento do projeto, que podem impactar outras etapas e a própria entrega.

1. ESCOPO

O escopo do projeto é o primeiro item indispensável. Diversas definições são feitas no momento em que o escopo está sendo desenvolvido. Limites, metas e entregáveis são alguns dos fatores que devem ser acordados durante a definição de escopo.

2. PRAZOS E ENTREGAS

Todo projeto começa com uma previsão de prazo e o que precisa ser entregue. Porém, isso não é suficiente. É preciso definir com clareza, compromisso e possibilidades reais o que será realizado em cada etapa - ou seja, o que será entregue em cada momento do projeto - e quando as entregas devem acontecer.

3. REGRAS PARA ALTERAÇÕES E AJUSTES

O que pode ser alterado em um projeto? Quais são os tipos de alterações que podem ser feitas? Perguntas como essas devem ser respondidas no início do projeto. Ter uma definição do que pode ou não ser alterado, quem ter permissão para realizar alterações e quem deve autorizá-las é importante para direcionar todo o time.

8 dicas para obter sucesso no projeto

Além das etapas essenciais, todo projeto pode ser potencializado se os gestores e a equipe atuarem de forma estratégica. Para a gestão, algumas dicas podem fazer toda diferença. Veja quais são:

Como você pode ver, essas etapas são complementares e fundamentais para que o projeto seja realizado de forma efetiva.

4 erros para não cometer na hora de escolher o projetista

Agora que você já tem todas as informações que precisa para conduzir seu projeto, é preciso voltar em um ponto fundamental: a contratação do projetista. Ao longo de todo conteúdo, mostramos como o papel desse profissional é importante e como o perfil deve ser avaliado. No entanto, alguns erros podem colocar tudo a perder. Cuidado com eles!

1

Não entrevistar o profissional

Na construção civil, é muito comum que os contratos sejam fechados a partir de indicações. Ouvir a experiência de outros profissionais e receber uma indicação de alguém de confiança é muito válido, mas não exclui a necessidade de entrevistar o profissional. Na entrevista, você pode conhecer melhor sobre o candidato, tirar suas próprias dúvidas e entender se o profissional tem um perfil alinhado com as suas expectativas.

2

Não avaliar o portfólio

O portfólio é uma apresentação de trabalho importante, pois mostra a experiência do candidato e quais foram seus principais desafios. Ao avaliar esse material, você terá a oportunidade de identificar pontos relevantes para o seu projeto e entender melhor sobre a atuação do profissional, principalmente suas falhas e como ele conseguiu lidar com elas.

3

Não avaliar prazos e entregas

Após ter escolhido o projetista, vocês terão uma conversa sobre o projeto e como o profissional pode atuar, atendendo prazos e entregas determinados por ele mesmo ou por você. Essa conversa deve ser baseada nas expectativas com relação ao projeto. Os prazos e entregas sugeridos pelo projetista devem estar de acordo com as previsões do projeto ou do cliente.

4

Não ter um contrato

Independentemente do modelo de contratação adotado, tudo que for acordado com o projetista deve ser documentado em contrato. O contrato é um recurso de segurança para a sua empresa e para o profissional. Por isso, o trabalho só pode começar depois que todos tiverem assinado o documento.

Como recrutar e selecionar os melhores projetistas?

Não sabe onde encontrar bons perfis de projetistas? Na Bilds, você tem acesso aos melhores projetistas do mercado. A plataforma é totalmente gratuita e permite que você selecione os melhores projetos.

É o lugar ideal para quem precisa fazer networking e receber orçamentos. Além disso, a plataforma conta com uma área para divulgação de vagas, assim, os profissionais e as empresas têm mais oportunidades de crescimento. Faça o seu registro e aproveite!